25 de setembro de 2015

7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council

Por Adriana Sá Moreira

tags: dramaturgiaemsp mesaredondateatral teatroemsp



Em sua sétima edição, o evento organizado pelo SESI em parceria com o British Council apresenta leituras dramáticas, mesas-redondas, workshops e espetáculos teatrais. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso (Avenida Paulista 1313).

Por isso, se você é interessado em dramaturgia, em reflexões sobre os rumos dos processos teatrais e em espetáculos com novos autores, não perca essa programação!

Espetáculo Teatral “Em Abrigo”

Autoria de Fernando Aveiro

Direção de Johana Albuquerque
Elenco: Joca Andreazza, Daphne Bozaski, Paulo Vasconcelos, Francine Souza e Manoela Afonso

Sinopse:
Em Abrigo é um lugar desabrigado, criado para contar a história de Mourão, um homem que é acusado de pedofilia devido ao relacionamento com sua filha e passa por um processo de castração química para adequar-se aos padrões estabelecidos como aceitáveis pela sociedade. No percurso dessa metamorfose, outras figuras à margem surgem e o tomam como objeto de possível salvação. Já transmutado, porém, Mourão abandona as convenções e relações sociais e se lança numa última viagem em plena deriva, longe de qualquer abrigo. Pecado,  crucificação, reflexão cerebral se contrapõem ao amor, ao desejo e à paixão entre pai e filha, referências presentes no texto de Fernando Aveiro, que, apesar de sua avessa temática, consegue atingir uma delicadeza estranha e atraente.

Classificação etária: 18 anos
Quintas e Sextas: 20h30
De 24/09 a 20/12

Os ingressos serão distribuídos nos dias do espetáculo, a partir do horário de abertura da bilheteria: quarta a sábado - das 13h às 20h, domingo - das 11h às 19h30

Espetáculo Teatral “Solilóquios”

Autoria de Amarildo Felix
Direção de Johana Albuquerque
Elenco: Erica Montanheiro e Luciano Gatti

Sinopse:
Essa é uma história de amor sob o prisma da incomunicabilidade. O silêncio que impera no minúsculo apartamento do centro da cidade impede que aquilo que ainda pulsa por dentro dos ex-amantes possa ser dito, deixando, assim, estilhaços pelo caminho, diálogos ocos, solilóquios verborrágicos, na tentativa desesperada de mascarar o inevitável: a separação. Os textos do ex-namorado e da ex-namorada, construídos no pretérito do futuro, se entrecruzam, se chocam e se amalgamam, revelando que muitas palavras, ainda que pensadas, sequer  oram pronunciadas, não somente no último dia do encontro, mas ao longo de todo o relacionamento do casal.

Classificação etária: 18 anos
Quintas e Sextas: 20h30
De 26/09 a 20/12

Os ingressos serão distribuídos nos dias do espetáculo, a partir do horário de abertura da bilheteria: quarta a sábado - das 13h às 20h, domingo - das 11h às 19h30

Teatro: um fantástico olhar para a realidade
Mesa-redonda com o dramaturgo alemão Lutz Hübner e Amauri Falseti e Dib Carneiro Neto

Dar voz aos espectadores jovens implica oferecer um espaço onde eles possam exercitar o seu protagonismo no mundo. Para tomar a sério a poisados crianças e dos jovens, os teatros infantil e juvenil precisam ir além do entretenimento e encarar temas difíceis. O dramaturgo Lutz Hübner escreve em suas peças como pequenos heróis do dia a dia lidam com a separação dos pais, ou como uma banda de alunos lida com a morte de uma jovem amiga. O diretor paulistano Amauri Falseti coloca esses e outros temas nada divertidos em cena, no entanto, suas montagens com a Cia. Paideia convidam o público de todas as idades a uma experiência não didática, mas de reflexão do próprio olhar e lugar no mundo.

O foco desse encontro é entender o teatro como lugar da discussão também com o público jovem e de “reflexões sérias sobre temas bastante atuais” de acordo com o jornalista e crítico de teatro Dib Carneiro Neto.

Quando: 28/09 (Segunda-feira) das 20hrs às 22hrs
Reservas pelo telefone: 31467434 , de segunda a sexta das 10h às 17h.

Dramaturgia e Liberdade na Expressão
Mesa-redonda com Johana Albuquerque, Amarildo Felix, Fernando Aveiro e Nelson Baskerville

Para discutir esse tema caro à dramaturgia contemporânea, foram convidados Amarildo Felix e Fernando Aveiro, dramaturgos cujos textos foram selecionados dentre os 12 produzidos pelos participantes do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council durante o ano de 2014. Os autores tem os respectivos espetáculos dirigidos por Johana Albuquerque, que também participa desta discussão. E para endossar o bate-papo, o diretor e ator Nelson Baskerville também contribui para essa mesa redonda.

Quando: 30/09 (Quarta-feira) das 20hrs às 22hrs
Reservas pelo telefone: 31467434 , de segunda a sexta das 10h às 17h.

Reverberações: desconstruir é esquecer?
Mesa-redonda com o uruguaio Gabriel Calderón e os brasileiros Marici Salomão e César Augusto

A palavra, o texto, a dramaturgia são elementos poéticos da cena, assim como a iluminação, o som e o figurino. O dramaturgo Gabriel Calderón está convencido de que o teatro não se resume a contar histórias, montar textos ou estar a serviço do autor, mas sim, de produzir teatralidades, criar uma boa plataforma para o trabalho dos atores para que, nesse cenário, se possa produzir uma magia inexplicável e única.

Quando: 05/10 (Segunda-feira) das 20hrs às 22hrs
Reservas pelo telefone: 31467434 , de segunda a sexta das 10h às 17h.

Adriana Sá Moreira
Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.
Publicitária pela ESPM e Atriz pelo Célia Helena-Teatro Escola.
Entusiasta do universo teatral com suas histórias e transformações.
Fundadora e editora de conteúdo do AmoTeatro.